Análise: Horizon Chase Turbo

Análise: Horizon Chase Turbo

Nostalgia, Pura!

Quem é da época do Super Nintendo vai lembrar de muitos jogos que fizeram muito sucesso e estão até hoje guardados em lugar bem especial em nossos corações. Jogos como Chrono Trigger (1995), Actraiser (1990), Axelay (1992), Super Mario World (1990), Super Metroid (1994) e tantos outros games inesquecíveis. Ninguém pode negar que  foi uma época espetacular para os gamers, mas entre tantos jogos espetaculares, um com certeza fez o coração de muita gente acelerar e em pouco tempo se tornou um dos mais conhecidos jogos da plataforma.

Top Gear (1992) desafiou muitos jogadores pelo mundo com suas corridas divertidas e viciantes. Sem contar a musiquinha característica do game que até hoje está permanentemente grudada em nossa cabeça. Graças aos brasileiros da Aquiris Game Studio, podemos reviver todo esse clima nostálgico de um game de corrida com Horizon Chase Turbo. O Universo conferiu o jogo e o resultado da nossa experiência você confere agora!

HISTÓRIA

Como todo bom jogo de corrida daquela época, Horizon Chase Turbo se limita a nos levar por uma volta ao mundo encarando corridas insanas atrás do cobiçado troféu do primeiro lugar. O jogador desafiar os limites da velocidade em busca do campeonato de cada país. Ponto! É isso. O game é tão espetacularmente focado no gameplay que não precisa de personagens carismáticos, nem de histórias mirabolantes para ser divertido. Vamos direto ao que interessa?

JOGABILIDADE

Podemos começar assim. “Caramba como é divertido jogar isso aqui!”. Depois de tanto tempo jogando games de corrida mais elaborados dessa nova geração, a galera das antigas estava carente daquela sensação de apenas correr e se divertir sem muito compromisso. Horizon Chase Turbo chegou para preencher esse espaço e com uma jogabilidade simples mas afiada, entrega ao jogador horas de diversão.

O jogo mantém o foco nos comandos simples, exatamente como os jogos clássicos do estilo. Existem os botões de aceleração, freio e turbo e os comandos respondem de forma precisa. Essa simplicidade da ao jogador a liberdade necessária para manter a atenção exclusivamente na pista.

O jogo possui os modos “Volta ao Mundo”, “Torneio” e “Resistência” e são liberados a medida que o jogador avança. No modo “Torneio”, existem 3 níveis diferentes de dificuldade “Amador”, “Profissional” e “Expert” que são desbloqueados sequencialmente ao terminar um deles.

Horizon Chase Turbo pode ser jogado em até 4 pessoas em co-op local mas infelizmente não tem um modo cooperativo online. Sim, depois dessa podemos chorar nossas lágrimas de sangue na cama quente. Quem sabe algum dia a produtora se redima desse pecado mortal. Mas prefiro pensar que a ausência do modo on-line pode ter sido proposital se considerarmos que o jogo foi inspirado em clássicos do gênero dos anos 90.

DESAFIO

Horizon Chase Turbo não é difícil e é um jogo bem equilibrado nesse quesito. A medida que o jogador avança, algumas pistas ficam mais desafiadoras com algumas curvas insanas, mas não tem uma curva de dificuldade necessariamente crescente. Os adversários não serão um grande problema se o jogador tiver um pouco de habilidade no volante. O jogo ainda trás alguns desafios extras como coletar todas as moedas do trajeto. Moedas que servem para comprar upgrades para envenenar ainda mais o carango e desabilitar novas máquinas.

No geral, Horizon Chase Turbo não é um jogo difícil, mas em modos mais avançados pode entregar ao jogador um desafio de respeito.

GRÁFICOS E SOM

Na questão gráfica fica evidente a inspiração da desenvolvedora com o nosso querido Top Gear. Apesar do abismo tecnológico entre as gerações de consoles, a Aquiris Game Studio parece ter feito questão de manter o legado deixado pelo jogo do Super Nintendo. Mas apesar de manter esse legado, Horizon Chase Turbo tem uma paleta de cores bem mais vibrante.

A trilho sonora segue a mesma pegada e faz uma verdadeira homenagem a jogos clássicos da época. Afinal de contas, ela é assinada por Barry Leitch, o compositor da trilha original de Top Gear! Precisa falar mais alguma coisa? Não né!

DIVERSÃO

Quem jogou Top Gear sabe o que é um jogo de corrida divertido. Talvez esse seja o ponto mais forte do jogo. Horizon Chase Turbo é divertidíssimo e leva o nível de diversão a níveis estratosféricos quando jogado com os amigos comendo aquela pizza esperta que engordura o controle todo.

VEREDITO

Simples, cativante, viciante e divertido, Horizon Chase Turbo entrega horas e horas de diversão em um desafio equilibrado e nostálgico. Recomendadíssimo não apenas para os amantes dos games de corrida, mas para todos aqueles que procuram um game para se divertir com os amigos.

Horizon Chase Turbo está disponível para Playstation 4 por R$ 49,90 e para PC por R$ 37,99

 

shares